udyard Kipling, nascido em 30 de dezembro de 1865 em Bombaim (atual Mumbai), na Índia Britânica, foi um renomado escritor, poeta e jornalista inglês. Ele passou seus primeiros anos na Índia, um período que influenciou profundamente seu trabalho literário. Aos seis anos, Kipling foi enviado à Inglaterra para estudar, retornando à Índia em 1882 para trabalhar como jornalista.

Rudyard Kipling, nascido em 30 de dezembro de 1865 em Bombaim (atual Mumbai), na Índia Britânica, foi um renomado escritor, poeta e jornalista inglês. Ele passou seus primeiros anos na Índia, um período que influenciou profundamente seu trabalho literário. Aos seis anos, Kipling foi enviado à Inglaterra para estudar, retornando à Índia em 1882 para trabalhar como jornalista.

A carreira literária de Kipling começou a decolar com a publicação de suas primeiras coleções de poemas e contos, como “Departmental Ditties” (1886) e “Plain Tales from the Hills” (1888), que lhe renderam fama por suas representações da vida britânica na Índia. Kipling se tornou mundialmente famoso com “O Livro da Selva” (1894), uma obra que permanece popular até hoje, especialmente devido às adaptações cinematográficas da Disney.

Em 1907, Kipling foi agraciado com o Nobel de Literatura, sendo o primeiro escritor em língua inglesa a receber o prêmio, reconhecido por seu talento narrativo e originalidade de imaginação. Outras obras notáveis de Kipling incluem “Kim” (1901), “Just So Stories” (1902) e “Captains Courageous” (1897).

Kipling viveu vários anos nos Estados Unidos, onde desenvolveu uma amizade próxima com Theodore Roosevelt. Ele retornou à Inglaterra, onde continuou a escrever até sua morte em 18 de janeiro de 1936. Suas cinzas foram enterradas no Poets’ Corner, na Abadia de Westminster, Londres

 

Leia nosso Review dos livros de Rudyard Kipling